Apartamento Veiga Filho

A artista plástica e cantora Nisa Caram entrou em contato com a Manacá & após adquirir seu terceiro apartamento na mesma quadra onde mora há mais de vinte anos. O apartamento de 190m2 foi mais do que suficiente para incorporar seu atelier de artes e cerâmica que ela tanto sonhava. Como Nisa estava determinada em permanecer na mesma quadra, optou por adquirir um apartamento de 1998, com uma disposição de ambientes extremamente compartimentados. Este foi nosso desafio ao desenvolver o projeto: transformar essa planta fragmentada com péssima distribuição dos ambientes, em um lar com ambientes integrados e iluminados. Para dar início aos trabalhos, foram removidas 8 portas, além da demolição de paredes e remoção de diversos armários.

Nosso trabalho com a Nisa foi praticamente uma imersão em seu universo. Foi como se tivéssemos incluído na nossa equipe uma artista plástica. Ela foi envolvida intensamente em todos os aspectos do projeto, desde a nova disposição dos ambientes em planta, até criação de itens de decoração, trabalhos manuais, texturas e decoração, com uma seleção de fornecedores locais para complementar os itens já existentes. O coração da casa seria seu atelier multiuso, de maneira ela tivesse espaço suficiente para fazer suas esculturas de cerâmica, colagens, pinturas, guardar todos seus utensílios, além de contar com um cantinho de costura. Nisa também precisava de um palco para suas performances artísticas. Aproveitamos o desnível entre o atelier e a sala de estar, e criamos uma atmosfera de espetáculos através de uma cortina em veludo degradê que divide os dois ambientes nos momentos de apresentações. Quando ela recebe visitas, a cortina pode ficar fechada, e quando aberta, o espaço do atelier fica totalmente integrado com a sala.

Para manter algumas características originais do apartamento, metais dourados e assoalho de madeira foram restaurados. Nisa criou a estampa dos ladrilhos hidráulicos para que contrastassem com o piso em madeira, e foram aplicados nos os banheiros, copa, cozinha, e área de serviço. Originalmente, copa, cozinha e área de serviço eram ambientes individuais. Os três espaços foram integrados, com uma bancada continua em L que conecta à mesa da copa, além da marcenaria detalhada em branco para destacar o ladrilho do piso, com puxadores dourados para harmonizar com os detalhes detalhes do mesmo acabamento originais do apartamento. Quando eliminamos a lareira, o vão do edifício com os dutos de chaminés de todos os apartamentos ficaram aparentes. Imediatamente Nisa solicitou: “Esses tubos são uma verdadeira escultura, eu quero eles visíveis na sala de jantar!!”. A partir disso, criamos uma abertura com iluminação para “enquadrar” a escultura.

Com a mesma intenção de separar e integrar totalmente os ambientes, uma grande porta de correr separa o banheiro da suite master do restante do quarto, trazendo luz para ambos os ambientes quando aberta. A fotografia que destaca a porta foi de autoria da arquiteta Joana Corbett, tirada na Ponta do Corumbau, Bahia, estado natal da cliente. Como o terceiro dormitório foi transformado em atelier, precisamos desenvolver um projeto de marcenaria com cama de casal e beliche para abrigar filhos e netos durante as visitas frequentes.

ficha técnica

Localização

São Paulo

Ano do Projeto

2018

EQUIPE

Joana Corbett, Kirsten Larson

Construtor

FW Moreno

Status

Construído

Fotos

Gisele Rampazzo

mídia

mais projetos